Leitura de Fevereiro + Resenha - Ele está de volta

Bom,decidi juntar dois posts em um,porque eu só li um único livro este mês que foi ''Ele está de volta''.Foi um mês muito agitado,a leitura no início dificultou ainda mais,resultando nessa quantia de livros.

Ou seja, ''Ele está de volta'' foi a minha única leitura do mês, Fevereiro teremos mais de uma,isso poderão ter certeza.

Sinopse:

Ele está de volta - Berlim, 2011. Adolf Hitler acorda num terreno baldio. Sente uma grande dor de cabeça. O uniforme tresanda a querosene. Olha à sua volta e não encontra Eva Braun. Nem uma cidade em ruínas, nem bombardeiros a riscar os céus. Em vez disso, descobre ruas limpas e organizadas, povoadas de turcos, milhares de turcos. E gente com aparelhos estranhos colados ao ouvido.
Começa assim o surpreendente primeiro romance de Timur Vermes, passado na Alemanha de Angela Merkel, 66 anos depois do fim da guerra. Hitler ganha nova vida. Na sociedade espetáculo, dos reality shows e do YouTube, o renascido Führer é visto como uma estrela, que uma televisão sequiosa de novidades acolhe de braços abertos. A Alemanha da crise, do Euro ameaçado, da austeridade, vê nele um palhaço inofensivo. Mas ele é real, assustadoramente real. E, passo a passo, maquiavelicamente, planeia o seu regresso ao poder - por via da televisão. Sátira ferocíssima a uma sociedade mediatizada, narrado num registo arrepiadoramente fiel ao Mein Kampf, tem tanto de romance político como de crítica de costumes. Afinal, a Alemanha de Merkel, dominadora, obcecada pelo poder e pelo sucesso, está pronta para o receber... e Ele Está de Volta.



Bom,não foi uma tarefa tão difícil como pensei.Porém as 100 primeiras páginas foram digamos,bem chatinhas.

Das 100 páginas adiante,a história tomou um rumo melhor, trazendo mais diálogos e menos detalhes desnecessários.

A história tem como personagem principal Adolf Hitler,nos dias de hoje.Tudo começa quando ele acorda num parque e se depara estar no ano de 2011,não mais nos anos de Guerras,e assim tudo começa.No decorrer da história ele faz um programa de televisão e se depara com as mudanças que ocorreram ao longo dos anos,e que não foram poucas.

Gostei da escrita do escritor,porém,por ser uma história bem bolada poderia ter sido acrescentado mais surpresas.Teria sido legal se alguém além dele tivesse ''voltado'' assim como ele,isso daria mais emoção á história.

Dou nota 3 ao livro pelos fatores acima.Tenho curiosidade de conhecer mais livros desse escritor.


Até a próxima. :D

AC ~



2 comentários: