Resenha - Água para Elefantes

Olá leitores,tudo bem?

Finalizei nesta tarde,a minha primeira leitura do mês de Junho.Confiram a seguir a sinopse,e a resenha deste belo livro:

OBS:Faremos além da resenha,o Filme x Livro. <3




Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.

É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.




Como disse na postagem do ''Li até a página 100,e...'',ouvi muitos elogios a este livro,e realmente ele merece todos os elogios recebidos.Porém,houveram algumas coisas que fiquei sem entender e que poderiam ter sido esclarecidas.

É o primeiro livro que leio que envolve um circo,foi uma experiência nova e muito boa.Irei começar falando sobre a escrita da autora e logo após,sobre a história.

Sara Gruen (autora do livro ''Água para Elefantes''),escreve de uma forma leve,de fácil entendimento,e o melhor,o livro possui muitos diálogos fazendo com que a história flua mais rápido envolvendo cada vez mais o leitor.

Tudo o que acontece é inesperado,fazendo o leitor ficar ainda mais curioso,e vidrado na história até o fim.
Confesso que esperava mais do final,realmente esperava um final mais surpreendente.

Direi agora as coisas que me incomodaram,e que me deixaram com uma certa dúvida,vejam:

O livro em alguns capítulos conta a história de Jacob (protagonista do livro)quando já está mais velho  no asilo com 93 anos de idade,e outros quando ele era mais novo, na época que entrou no circo onde sua história finalmente começou.

Compreendo a intensão da autora em ir intercalando o ''Jacob mais novo'' e o ''Jacob mais velho'',mas seria mais interessante se ela tivesse posto a história da seguinte forma: Posto desde o início o Jacob ''mais velho'' no asilo,porém ele dormiria e sonharia.Nesse sonho seria contada a história de ''Jacob mais novo'',fazendo com que o sonho só terminasse praticamente no final do livro quando o personagem acorda e é repassada ao leitor a história atual do ''Jacob mais velho'',já indo rumo ao final da história.

Mas que diferença faria desta forma?
Faria muita diferença,pois a autora poderia ter tirado várias dúvidas que foram deixadas no ar,como por exemplo: Em detalhes,o que acontece realmente com Marlena?Pois,o livro esclareceu isso de uma forma muito vaga,faltando vários detalhes.
Isso é apenas uma das coisas que a autora deixa no ar,poderia citar as demais coisas mas seria spoiler,cito isto para conscientizar vocês leitores,que ao meu ver foram deixados vários outros pontos em branco.

Essas dúvidas foram as que mais me incomodaram...O final foi meio ''sem graça'',mas mesmo assim foi bonito,não me decepcionei tanto.

Resumindo: O livro tem uma história linda,que poderia ter sido citada de uma forma diferente,detalhando mais pontos importantes que foram deixados de lado,mas a história em si é maravilhosa,encanta o leitor já nas primeiras páginas.

Este livro então recebe nota 4,5,deixando a desejar somente pela falta de detalhes.

Espero que tenham gostado leitores.

AC ~

1 comentários:

  1. Heey!
    Eu li sua resenha e fiquei com uma vontade imensa de ler o livro! A premissa é interessante e eu adoro livros em estilo "flashback" [se é que posso denominá-lo assim].
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir